domingo, 18 de abril de 2010

Escandalizados!!

Em artigo recente citei José Carlos Rodrigues, assessor de gabinete do ministério da fazenda de Dom Pedro II, que aplicou um golpe falsificando assinatura de seu chefe e sacando grana na boca do caixa. Na época foi condenado e fugiu do país, logo depois foi proclamada a república, que nomeou-o embaixador em Londres, mesmo sendo procurado pela justiça!
Volto ao assunto chato porque estou lendo neste momento reclamação de Arruda criticando os deputados distritais, denúncia de conta de Fernando Sarney em paraíso fiscal, bancoop e suas falcatruas...
Revendo arquivos, são tantos impunes usurpadores, que pulo as primeiras décadas do século XX, passando borracha em Getulio, Juscelino, Goulart e tantos menos votados, apelo para números: viajo para década de setenta, mais próxima à memória geral, Na década de l970 contabilizo 22 escândalos. De 1980 17, de l990 96, de 2000 125, até o caso da fundação Sarney, como mostra a progressão(seria regressão?)vê-se que é uma industria em pleno desenvolvimento. De lupa em punho pinço algumas: Na década de 70 as grandes mordomias do governo Geisel, o caso Wladimir Herzog, o caso Eletrobrás, os Atalla, Luftalla, Abdalla, e mais dezenas de alas...Na década de 80 a Capemi, o grupo Delfin, a mandioca, o INAMPS, as concessões do ministério das comunicações, a Vale, o Abi-Ackel e outros...na década de 90 a Ceme, a LBA, o DNOCS, O INSS, o FGTS, e, claro que não esqueci, o Collor. Batendo na centena os casos! Na década de 2000 saliento as operações da PF: de Anaconda a ao boi barrica, entre Renan, bingos, correios, mensalão, ongs, lulinha, e, claro, Sarney, em todas as décadas. Chegando a 125 escandalosos motivos pro choro.
Baseado nas experiências recentes, não veremos punição alguma, quando muito uns poucos renunciantes aos seus cargos, pelo direito de voltar na próxima, porque eleitor de reelegeu Jader Barbalho, claramente elegerá qualquer usurpador!
O que mais motiva lágrimas é que nosso país querido não mudará tão cedo, lembro aqui aquele primeiro ministro da Finlândia, país mais evoluído do primeiro mundo, que disse: Sim, em nosso pais tem corruptos, mas estão presos. Ou ainda o caso do Japão em que o ministro denunciado se matou, de vergonha.
O motivo pro choro é a conclusão de que os protagonistas estão por aqui, vivos, mandantes, esperneantes e diletantes, até que a morte nos separe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário