segunda-feira, 28 de junho de 2010

Já que o assunto é futebol...


Caro leitor, já ouviu falar desse time: Zé Maria, Oscar, Levy, Pinheiro, Souza, Rui Costa, Mario, Plínio, Ciro e Eymael, no gol Marina? Reservas: Dilma, José Serra, agora você reconhece, não é? Esses TREZE formam a seleção brasileira de candidatos à presidência da república, pode? Como não falamos de futebol, pode. Desses, sete estarão nos debates televisivos, pelo menos têm esse direito. Os outros seis são coadjuvantes, cidadãos que se lançam candidatos correndo por fora (bem por fora...)
Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL , José Maria Eymael do PSDC, Zé Maria do PSTU, Rui Costa Pimenta do PCO, têm alguma visibilidade de outros carnavais, agora, Levy Fidelix do PRTB, Oscar Silva do PHS, Ivan Pinheiro do PCB, Mario de Oliveira do PT do B, Américo de Souza do PSL, Ciro Moura do PTC, desconheço...
Os esgrimistas que duelam para valer, Dilma e Serra, têm as mesmas chances de disputar a caneca, já Marina Silva vem para comer poeira e jogar areia. E os outros, por que se esfalfam em uma corrida em que não têm cacife nem para arrancar na partida?
Que me lembre, são 27 os partidos legalizados no Brasil, então, teoricamente, podemos ter 27 candidatos. Temos 13, um bom número para confundir a cabeça do eleitor. Senão vejamos, o PCO (partido da causa operária)com 3 mil filiados, pretende o que, lançando candidato? Como definir causa operária isoladamente, já que o PT representa essa causa? Antes, já havia o PTB, depois o PDT, depois o PTC, seguido do PT do B, e do PRTB em seguida PSTU, PTN e ufa...redefinindo o trabalhismo como cristão, brasileiro, unificado, dividido em tantos que só pode ser para confundir.
Sem contar que estão em processo de legalização mediocridades como o MNN (Movimento negação da negação) mais 26 desse naipe! Para não errar eu ficaria com o PPB(Partido pirata, do Brasil, lógico) Pensa que estou brincando? Alguém está, não eu!
Não é difícil entender essa proliferação de partidos políticos numa época de cordas soltas...só para lembrar: Um candidato a prefeito, sem nenhuma chance, dizia para quem quisesse ouvir que não se candidatava a vereador, porque poderia ter chance(?) ele recebeu as caixas com santinhos, acompanhadas sempre de chequinhos, distribuiu os santinhos, comprou uma fazenda no Mato Grosso com os chequinhos e safou-se de ser eleito, o que daria muito trabalho e pouco mais de grana...
Dança dos partidos: coerente: PRP (Partido Republicano Paulista) no tempo do Império, incoerente: PL (Partido Liberal)na mesma época. Histórico: PI (Partido Integralista) na segunda república.provisório:ARENA(Aliança Renovadora Nacional) corajoso: MDB(Movimento Democrático Brasileiro) bom senso:PV(Partido Verde)...
Este é um ano picotado, e entre as eleições de outubro e a copa do mundo de junho, melhor esquentar com a primeira, mais levada a sério, mais coerente, mais ufanada pelo patriotismo das bandeirinhas...de resto, eleição para ser levada a sério, deveria se dar ao respeito, da seriedade dos candidatos, que, já nesse começo estão perdendo a linha, e com o tempo vão perder o carretel..

Nenhum comentário:

Postar um comentário