terça-feira, 27 de julho de 2010

Os fichas mal lavadas


O projeto ficha limpa tencionava expurgar da próxima eleição os mais canalhas, entre os menos visados, alguns de parcas habilidades aplaudiam tal iniciativa. Qual o que... nesse país das terras tomadas e retomadas, dos processos que envelhecem junto com seus processadores e morrem de inanição antes daqueles, é quase impossível vetar a iniciativa gananciosa de candidatos, que se locupletam de mandatos para usurpar o povo que ironicamente prometeram defender. Já dizia meu velho pai que: “Se você estiver mentindo, estará mentindo para você mesmo” sei que a inconsciência de tais fajutos (exatamente por sua fajutice) passa por cima de tais conceitos e ignora olhares de soslaio de seus eleitores, quando vistos a passear por suas cidades de origem, despreocupados até a próxima campanha do que pensam os que os elegeram, cientes de que até lá estará esquecida sua mediocridade de ladrão de colarinho branco, engomado para segurar em pé a cara de pau derretendo sais de sem-vergonhice costumeira.
Esta rede de ponto miúdo só pega lambari, os peixes maiores se safam. Como se pode engolir a candidatura do maior deles nesse momento, o predador dos cerrados Joaquim Roriz, que, carregado de processos, está na dianteira nas pesquisas, liberado pela prescrição de processo que só agora foi analisado em primeira instância?! E a cara de pau do Sr. Maluf, fazendo prescrever todos os processos sobre ele, contratando uma legião de advogados para tanto? Com que cara fica o Ministério Público de São Paulo, que esmiuçou o trajeto da dinheirama surrupiada das obras e enviada para paraísos fiscais, analisou 270 mil documentos bancários e pinçou informações com uma centena de autoridades em quatro paises, investindo para isso sei lá quantos milhões do povo brasileiro, para ver agora prescrever tudo, levado pela enxurrada fétida da morosidade?!
Com que cara ficamos nós, cidadãos, que assinamos o tal projeto e aplaudimos?! Com que cara ficam os que não roubaram?! Com que cara ficam as autoridades que deixaram escapar tais predadores, por causa da linha inadequada de suas fisgas?!
Segundo o TSE, quinze por cento das candidaturas deverão ser cassadas. Deduzindo-se daí que 85% têm ficha limpa? Duvidoo... tem muito cidadão decente nesse país, mas poucos desses estão na política, e, uma ínfima parcela dos que tentam, se candidatam para servir seu país. É de conhecimento primário a leniência do povo brasileiro com as maracutaias em geral, de uma sociedade que considera normal pagar propinas, desde flanelinhas aos flanelões, às autoridades que fiscalizam nossas estradas e nossas vidas, aos cala bocas miúdos em certas ocasiões, aos porteiros, aos carregadores, aos legisladores...para quase tudo existe um caixinha, que deriva em aceitar situações porque os eleitos são pinçados dessa sociedade transgressora, então...
Arquive-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário