sábado, 14 de agosto de 2010

verbas


O Ministro da saúde Jose Gomes Temporão cansou de reclamar da má administração dos órgãos ligados ao seu ministério mas dirigidos pelos apadrinhados do partido, o PMDB, depois de várias declarações, foi instado pelo presidente da república a se retratar perante os caciques do partido que manda na área. Sob o guarda-chuvas imenso o PMDB controla 9% do PIB, onde aloca verbas para seus aliados ao seu bel prazer. Só o ex-presidente Sarney tem sob sua caneta mais de 60 bilhões em verbas, sem contar os menores dentro do esquema, é preciso lembrar que o processado tantas vezes, Jader Barbalho, detém 5,5 bilhões em verbas . Assim, o ministro que reclamava da má administração da Funasa, (Fundação Nacional de Saúde)que deveria estar cuidando dos indígenas e os deixa no abandono(vide a morte de tantas crianças guarani-caiová por desnutrição)e, que declarou como corrupta a administração do órgão, teve que morder a língua, dizendo que estava falando da administração passada, (que também era do partido). A Funasa tem uma historia de 18 anos de anarquia, dos seus 33 mil funcionários, cerca de mil eram preenchidos por apadrinhados até o governo passado, que restringiu por decreto os cargos de diretoria a funcionários de carreira com mais de cinco anos em postos de chefia. Numa penada o atual presidente revogou tal decreto e já admitiu 5 mil apadrinhados até agora! Para amansar os insaciáveis pemedebistas, o presidente injetou na última semana mais l,6 bilhão na veia dos chefetes da saúde, ao tempo em que o ministro pede retenção de verbas por não estarem sendo aplicadas corretamente, pode?
O ministro vem sendo caçado por seus partidários faz tempo, por preferir contratar técnicos para o seu ministério, recusando apadrinhados, como fez quando nomeou a auditora do Tribunal de Contas da União, Márcia Bassit, para examinar todos os contratos , convênios e indicações do ministério, o que cassou indicados pelo partidão para diretorias de ninhos de ratos como a Funasa.
Esse episódio dá amostra de como os políticos se mordem mutuamente por cargos e verbas, de como são insaciáveis por dinheiro, mesmo que sujo, de como têm parâmetros tão pequenos. Só há a dizer que, para pessoas de valores tão mesquinhos, quando perdidos esses valores, o que sobra para eles?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário