segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sem generalizar

] A nova geração de filhos, filhos dos filhos da minha geração, parece achar bonito ser mal educada, principalmente em lugares públicos. Dia desses a caixa de um posto de combustível, entregando a chave do carro para um “garoto” de seus 18 anos, desejou-lhe um bom fim de semana, ele respondeu: Tá. No mesmo dia, na parada de um elevador no térreo, estávamos eu, duas senhoras e outro “garoto”, que saiu empurrando todos porta afora como se o prédio estivesse em chamas, parou logo adiante para conversar, quer dizer, não era pressa...fico pensando que diabos está acontecendo? Para não passar em branco, dou minha opinião: diz-se que educação vem do berço, de que berço caiu o cara que responde um cumprimento com um tá? E o outro que se acha no direito de atropelar as pessoas num ambiente de elevador, por exemplo? Sim, porque animalescos de tal irracionalidade só podem ter caído ou pulado do berço...diz-se que o mundo educa. Não creio, o mundo castiga o mal educado. Estávamos em viagem, quando entrei num bar e pedi para usar o banheiro, o senhor do balcão me passou a chave e indicou onde era. Quando saí, entrava um “garoto” que disse: Onde é o banheiro, tio? O mesmo senhor respondeu: Do outro lado da rua! É, o castigo vem a cavalo...e talvez até esteja montando.
Frisei o “garoto” acima para tentar uma resposta: Em que idade começa e termina a adolescência? Tempos atrás começava aos doze mais ou menos e terminava aos quinze, por aí...nessa entrada da adolescência eu já tinha que vender as garrafas vazias do quintal para ir à matinê no domingo, aos quinze comprava meus sapatos e os primeiros livros de minha biblioteca, e era responsável por meus “luxinhos”. Aos dezoito viajava para vender madeira, e tinha a vida compromissada com meus deveres. Igual todos que conheci da mesma geração.
Hoje as crianças se comportam como adolescentes, e vão prorrogando a fase até os vinte e cinco, trinta anos...culpa deles? Acho que não, no mínimo vamos dividir, estão acomodados por sua própria sem-vergonhice, digamos assim. Mas se acomodam porque são acoitados por seus pais, nossos filhos(?). É uma situação vexatória ver esses marmanjos pedindo trocados para os pais para a cervejinha da sexta-feira.
Uma geração de perene adolescência é prejudicial para todos, quem não se assume adulto, mas pode votar, dirigir, chegar em casa de madrugada, e, pior de tudo, fabricar outros eternos dependentes, quando cair em si, vai se esborrachar, porque à certa altura seu tutor vai soltar as amarras na marra, daí os ventos(uivantes) da realidade da vida, que não é cruel como dizem, mas pragmática como não esperavam fosse, cobrará sua conta, sua cota de responsabilidade, daí vermos atordoados seres caminhando como bêbedos suas trilhas mal traçadas.
Antes que esqueça: um feliz inicio de aulas para os verdadeiros adolescentes e um desejo extra: que criem vergonha na cara os encostados nela.
Sergio.donadio@yahoo.com sergiodonadio.blogspot. com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário