terça-feira, 17 de abril de 2012

O mundo da carochinha

O dia hoje me parece o mundo da carochinha, de mentirinha em mentirinha as coisas vão rolando. Na internet é gente dizendo-se bonita e estudada e especialista em coisas várias... é gente de 60 passando por 15... e outras coisitas mais do mundo virtual. Mas o que mais afeta minha, digamos sensibilidade, são as ofertas para os próximos cinco minutos, se você já ligou para estes sites, vai ver que na maioria das vezes o tempo acabou. Tem também as ofertas de carros semi-novos pela metade do preço do mercado, de computadores em Hong Kong, de pedido em catálogo, de compra programada, de entrada para jogos e shows, cruzeiros com tudo incluído, super saldão, curso com um mês grátis, assinatura com tantos jornais grátis... enfim, toda enrolação possível! Isso a uma distância presumida segura para não ouvir a grita da revolta dos pseudo-compradores.
“Enquanto durar o estoque”. Esta frase trouxe para a realidade da esquina a virtualidade da internet, de corpo presente, frente a frente os caras de pau vendem o que não tem, na maior. Especificamente um supermercado de nossa Arapongas, gente tradicional daqui, ofertou para hoje ovos de páscoa pela metade do preço, ao meio dia não tinha mais! Bem, ou eles não conhecem o potencial de venda ou não conhecemos o potencial de cara de pau deles.
É preciso reciclar o gerenciamento porque isso enerva mais gente do que contempla outras que, oportunamente encheu a burra com os tais ovos em oferta, gente que nem sabia o endereço antes, que foi terminar sua compra em outro local, onde tem intimidade de passar um chequinho de fora, de terceiro na boa. Interessa este cliente, em detrimento do corriqueiro, que ia levar fruta , verdura, pão, leite, e...ovos de páscoa em oferta? tinha gente saindo nervosa, deixando o carrinho com outras compras para trás. É um desacato ao freguês de todo dia, chegar à suposta boa compra, e...
Já não basta a segunda verde, a terça da carne, a quinta do peixe, a sexta da fome?! É por isso que um mercado “de fora” entra e “rouba” a cena, com o pão 30% mais barato, o refrigerante mais barato, TODOS OS DIAS. Mesmo que em outras coisas o preço seja mais caro, há mais sinceridade aparentemente.
Penso que chegamos a um momento em que o desrespeito ao cidadão abraca setores antes impermeabilizados contra essas falcatruas. Já tínhamos as ofertas, vagas, da internet, as promessas de candidatos a cargos eletivos, o aguarde um minuto, o espaço para idosos, o expressamente proibido cobrar deposito adiantado para atendimento médico... tudo de mentirinha.
Na verdade, desviamos de ledores da sorte nas esquinas, pedintes com pernas “engessadas”, doentes querendo o complemento para um remédio, uma passagem... mas não um ovo de páscoa! Esta para mim é nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário