domingo, 10 de agosto de 2014



As peripécias do Dionysio


Caro Dionysio, cincoenta anos tem de ser escrito por extenso... Sei que já disse isso, mas vale a pena repetir alguns anos depois, com a mesma ênfase. Lembro de algumas reuniões de pauta que fizemos, do intercâmbio pessoal, sem internet intercedendo, das grandes elucubrações do Dr Altevir em sua genialidade.  A gente, sem querer, se torna saudosista. A RC ta bonita que só, mas puxado pela saudade, no tempo dela azulzinha, sem cores nem capa dura, era mais prazeroso de ler. Talvez pela intimidade com os amigos e o conhecer de motivos: O Altevir, a Tenha, o Vitalino, o Narciso, o Leandro, o Beffa, o Samuel, a Nadir, a Delvide, o Antonio Tenório, o J. Mateus,o Mario Branco, nossa... tantos! Claro que não consigo lembrar todos aqui, mas faziam um recheio delicioso de folhear. Era tempo de inocências ou ingerências? O que mais valia era o prazer de ler o que diziam tantos companheiros de fortúnio... esta semana a SABIMA (Sociedade amigos da Biblioteca Pública Machado de Assis)  prestou uma homenagem, mais que merecida, ao Sr, Antonio Tenório, pela sua vida e obra de poeta, quando ele, de memória, declamou um poema, chegando aos noventa anos com mais memória que nós outros, que lemos nossas falas na ocasião. Foi um bonito sarau.
Se o tempo da juvenil idade é muito curto, guardemos a jovialidade, naquele tempo de basquete campeão, vibramos muito com o Zinzinho e companhia, tempo de festas, aniversários da cidade eram comemorados e bebemorados... Com as barracas das nações, as danças, as cantorias, a cidade engalanada para os fins de ano, com os arcos iluminando a euforia... Tantas comemorações que reavivam um pouco com os tempos atuais... É saudosismo ou realmente a cidade era mais alegre? Até os concursos de misses tinham outra conotação, e a RC sempre estava presente. Vivemos agora uma cidade onde as pessoas não se conhecem, uns gatos pingados nas filas dos bancos e mercados são-me conhecidos. A cidade cresceu com a nação, mas parece que se desumanizou com ela, as ruas tranquilas se desinquietaram, a violência assume ares de mando, as cercas elétricas e muros cerrados espelham bem isso. Fico me indagando se o progresso material evidente traz um processo enarmônico à cabeça das pessoas? Mas sou teimoso, caro Dionysio, não arredo pé do otimismo, não ergo muro na minha casa, ou na mente, não conluio com o medo, apenas tomo mais cuidado... Nesse tempo de utopias combalidas, prefiro sonhar poeticamente o arrasto dos dias feros, sou itinerante e não tenho itinerário... Apenas respiro o ar na gratuidade de respirar. O resto é comprável. Nós humanos devemos invejar a perenidade das coisas culturais, como esta revista, antes de tudo, da cidade. Parabéns caro amigo, pela teimosia sadia de continuar!
Lembro que a cultura é algo eternizado na mente das pessoas, fácil conferir: Neste tempo de eleição, se perguntar quem foi Machado de Assis, todo brasileiro deve ter ouvido falar. Se perguntar quem foi o Presidente da República daquele tempo, quem há de lembrar? Assim é em escala, se perguntar da RC , muitos vão se lembrar, mais do que dos vereadores daquele tempo. Mesmo que a desmemoria da internet interceda, haverá sempre alguém querendo ler o que se escreva.                 Um abraço RC

Nenhum comentário:

Postar um comentário