quinta-feira, 4 de setembro de 2014



                                PAC –
                                                     
 PUBLICADO EM 2008. O QUE MUDOU PARA NOSSO FUTURO?!!
                                                                Plano de "acomodação" do crescimento.
LIVRO

            O Tribunal de Contas da União, se manifesta outra vez sobre o PAC e suas estripulias. Os ministros, por unanimidade, se manifestaram esta semana, recomendando a paralisação de QUARENTA E UMA obras do governo federal, por irregularidades graves!
Num plano que abrange obras da Petrobrás, dos governos estaduais, municipais e federal, são juntados 2.446 empreendimentos projetados, renomeados como um pseudo plano de aceleração, obras que vêem engatinhando desde governos passados, como a ferrovia norte/sul, e continuarão na "lesmanização" de sempre, para os próximos governos, recebem títulos pomposos para inchar a propaganda sustentadora da inação do poder público, incapaz de acelerar, mesmo com tanto combustível. Desses mais de dois mil projetos, poucos saíram do papel, desses poucos, alguns estão emperrados em plena execução, outros estão sem perspectiva de acabamento.
Em 2008 os ministros do TCU espiaram 48 obras, com orçamento de 7.5 bilhões. Desse total a fiscalização gerou uma economia de 1.134 bilhão, para o governo. Só nessa espiada baixou 15% o custo!!
Segundo o Ministro Ubiratan Aguiar, a recomendação do TCU neste semestre já  economizou 6 bilhões para o governo, e está sendo criticada pelo Presidente Lula, como interferência que atrasa as obras!
O Ministro José Jorge dá como exemplo atual a Refinaria Abreu de Lima, em Pernambuco, orçada inicialmente em 4 bilhões, foi reestimada para l2 bilhões, e ainda comporta uma oscilação de 30%  como margem de "erro", quando for construída...
Em Cuiabá, as obras do PAC não saíram do papel, declara o Prefeito da cidade. Em Rondônia a ampliação de rodovias está paralisada. Como estão a barragem Berizal em Minas, a ampliação do aeroporto de Guarulhos em SP. Do Santos Dumont, no Rio, o porto de Itaqui, no Maranhão, o Canal do Sertão, em Alagoas. Só citando obras grandes.
Segundo a Caixa Econômica Federal, não há obras paralisadas! Então tá.
Paralelamente a CGU(Controladoria Geral da União)vistoria 300 obras, e fará seu relatório complementando a investigação João de Barro da Polícia Federal, que detectou verbas pagas para obras que não existem!
"Isto é Brasil" diria meu amigo Toninho...eu não acho, o Brasil é muito maior do que seus usurpadores. Somos um povo trabalhador e ordeiro, embora pouco batalhador pelos direitos, como certos povos, que vão às ruas e, literalmente quebram tudo. O que não adianta, como mostra a mídia diariamente, pelo mundo afora. Nós, brasileiros, nos indignamos com certas estripulias, mas, pressionados pelas benesses dos populistas de plantão, elegemos maus elementos, que contratam outros maus elementos, que surrupiam verbas que fariam muito bem, se bem aplicadas. Mas, um dia, quem sabe, se Deus quiser...
                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário