quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Reação       1963      53


Abre seus olhos sonolentos
E sente o impacto
Entre o ser e o não ser

Sente a deflexão
Entre o espírito e a carne,
Entre o valor de ser
E o de ter sido...

Talvez seja neste momento
Que a alma soluce
No chorinho forçado
De uma criança nascendo!










Metamorfose        1963   54


A manhã penteava-se
No espelho do riacho,
A natureza enfeitava-se
Com a florzinhas amarelas
À beira do riacho...
Toucador das grandes vedetes
Do mundo.

Eu me sentia grande em pequeno
Quando compreendia
Tantas coisas belas que já esqueci,

Hoje me sinto pequeno, já crescido,
Quando esqueço
Tantas coisas que já compreendi.








Ao meu amor       55


É neste momento,
Quando o sol se põe,
Deixando sombras,
Que tudo enegrece...

É neste momento,
No deslustrar de
Todas as outras coisas,
Que você aparece...

Irmã das estrelas
Que brilham no céu!











Natal          1963    56


Havia uma lata
Com pó de serra queimando,
Uma família tiritando
Seminua,
Um menino sonhando na janela
Com a bola de capotão
Que estava acima do salário do pai...

E lá fora
A algazarra sobre a neve,
A loja com seus coloridos presentes
E
Um pastor pregando
A paz e a igualdade
Entre os homens!








O velho e a flor   57


Nasceu,
Viveu,
Morreu
Ali no casebre.

Viveu pra nós
As crianças,
As flores...
Pra nós pequenos.

No lugar de seu casebre
Há hoje um lindo jardim.
Parece que adivinharam
A flor que mais lá plantaram
Foi a sua flor,
O jasmim!







Guerra    58


Entre feridos
E gemidos
Surge um claro de esperança
No choro de uma criança
Chamando: Mamãe!








Comparação             59


Quando olho o homem
E o animal
Lembro-me do réu
Que antes de morrer
Disse:
- Tenho pena de ti... Carrasco,
- Tenho pena...






Penso                  60


Nas horas vagas penso em ti
E as horas sinto-as sempre
Vagas, nos momentos mortos
De minha breve existência

Reflito em nossos momentos,
Nossos dias, nossas horas mil
E percebo satisfeito em você
a razão de sorrir, de sonhar,

De olhar o futuro a esperança,
De ver o passado com saudade,
De viver o presente com alegria,

Estas razões são nossas vidas,
Nossas existências conjuntas,
Nossos caminhos e guarida.


sergiodonadio.blogspot.com
Editoras: Scortecci, Saraiva. 
Incógnita (Portugal) 
Amazon Kindle, Greatspace
Perse e Clube de Autores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário