domingo, 4 de agosto de 2013
Questão de nomenclatura
Liberado o casamento gay. fica no ar o termo depois de documentarem-se, como nominar os consortes? A lei criou um bom termo: União estável. Se casados, como nominá-los no cotidiano? Apresentamo-nos como “minha esposa” “meu marido”, e agora com ambos do mesmo gênero? Quem será quem? Ele (a) é minha unida estável? É meu unido estavelmente? São dois maridos? São duas esposas? E a prole: São meus pais? São minhas mães? Os homossexuais fazem questão de documentarem-se casados numa época em que os heterossexuais não fazem questão de documento algum, essa fase de acertos e desacertos encaminha-se para a normalidade de cada casal, seja de que naipe for...
Que dimensão tomou o termo homofobia? O homófobo, ou homofóbico, tornou-se um pária em qualquer ninho, um ser estranho entre seus pares, mas a maioria dos héteros sente um certo desconforto escondido na sociabilização das classes aninhadas num mesmo ambiente, de festa ou velório. Eu, que desde sempre lidei bem com gays, aceitando-os e por eles sendo aceito, fico impressionado com o inverso da situação, quando encontro gays heterofóbicos, esses que criam slogans contra seus contrários, atiçando fogo quase extinto reavivando fagulhas, houve um tempo em que as feministas cultuavam esta quase aversão pelo homem, eram as anti-masculinas, procurando seu lugar na sociedade, agora descreve a discriminação com base na orientação sexual e implica preconceito ou aversão para com as pessoas e instituições heterossexuais como uma analogia direta com a homofobia, "heterofobia" é usado por alguns opositores para diversos direitos legais e civis de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), quando é usado em vez do heterossexismo.
A prática homossexual é condenada pelas três religiões monoteístas: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. No caso dos protestantes, a conduta homossexual é considerada um desvio sexual. Se todos somos igualmente marcados pelo pecado, a discriminação por razões morais e religiosas contra, por exemplo, os gays, torna-se ridícula e hipócrita, além de acrescentar mais um pecado ao nosso vergonhoso currículo moral. Além do mais, a oposição que alguns fazem à homossexualidade não é coerente. Há casos de agressão verbal e física. Em algumas vertentes muçulmanas acentuadamente fundamentalistas, os homossexuais podem ser condenados à morte. Nem todos os prisioneiros dos campos de concentração eram judeus ou inimigos do regime nazista -- alguns eram apenas homossexuais.
Quando vamos aceitar as pessoas como elas são, sem fobias?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário