“JOVEM, ACREDITE
NO SEU PAÍS” Olacyr Francisco de Moraes
Nascido em Itápolis, estado de São Paulo, no
dia primeiro de abril de 1931. Falecido em São Paulo nesta terça feira 16 de
junho de 2015
O homem que começou com uma
pequena transportadora de pedras se
transformou em empresário, dono de banco, construtor de hidrelétrica, metrô e
ferrovia além de ter sido o maior produtor individual de soja do mundo e um dos
maiores de algodão e milho, continua acreditando no Brasil. recebeu mais de 200
títulos, entre diplomas, méritos e medalhas, como o de engenheiro honorário e
de administrador de empresas, honraria recebida do governo brasileiro pelo
reconhecimento de sua importante contribuição ao desenvolvimento de nosso país.
Aos 19 anos, junto com seu irmão Odimir e seu pai, Olacyr começou a sua
carreira de empresário constituindo a empresa de transporte de cargas 'Argeu
Augusto de Moraes e Filhos Ltda. com apenas três caminhões Ford 29. Em 1957 nascia
a empresa Construção e Transportes Constran Ltda, uma sociedade entre
Olacyr e seu irmão Odimir. Em 1971 abriu o capital da empresa transformando a Constran
em uma S.A. recrutando engenheiros competentes e qualificando pessoal fez com
que a Constran passasse a dominar todos os ramos de engenharia civil
pesada passando a construir aeroportos, ferrovias, pontes viadutos, emissários
submarinos, usinas, portos e túneis, a primeira obra metroviária do Brasil foi
construída por essa empresa. em 1967, criou a Orpeca S.A. para criação
de gado no norte do Mato Grosso, região até então inóspita. Em 1973, iniciou
atividade agrícola com empresa Itamarati
Agro Pecuária S.A., em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, área de 50 mil
hectares onde eram cultivados soja, milho, arroz, trigo e algodão. Uma área
menor era destinada a estudos, produção e desenvolvimento de sementes
certificadas de arroz, soja, trigo, algodão, feijão, girassol e sorgo. em
convênio com a EMBRAPA e a Universidade Federal de Viçosa foram desenvolvidas
mais de 3000 linhagens diferentes de soja e trigo, até achar a que melhor se
adaptava e geraria maior produtividade na região. A soja desenvolvida na região
gerava 48% de proteínas em relação ao seu peso contra 44% da soja produzida nos
Estados Unidos. Em 1975 em Diamantino (MT), inaugurou a empresa Itamarati Norte S/A
que ocupava uma área total de 110 000 hectares onde passou a produzir soja,
milho e algodão. As técnicas de otimização desenvolvidas por ele e aplicadas na
Fazenda Itamarati e na empresa Itamarati Norte S/A Agropecuária obtiveram
tamanho sucesso que alçou Olacyr ao título de 'Rei da Soja' nos anos 80,
por ser o maior produtor individual de soja do mundo. Em 1979, diversifica suas
operações inaugurando a Calcário Tangará
em Tangará da Serra, Mato Grosso, e, em 1985, funda a Calcário Itamarati na
cidade de Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Ambas empresas visavam à produção e
comercialização de calcário para correção de solos destinados à agropecuária. A
capacidade de produção nessas duas empresas era superior a 1 400 000 toneladas
por ano. A partir de 1980, no Chapadão dos Parecis, em Nova Olímpia (MT) construiu
e operou a empresa Usinas Itamarati S/A, proprietária de aproximadamente 100
000 ha de terras no estado de Mato Grosso, cultivando cana-de-açúcar em terras
próprias e de terceiros. produziu acima
de sete milhões de toneladas de cana que resultaram em mais de 6,3 milhões de
sacos de açúcar, 211 milhões de litros de álcool anidro e 128 milhões de litros
de álcool hidratado, tornando-se a primeira empresa no mundo em quantidade de
cana esmagada por safra.Em 1986,
constitui a empresa Itamarati Armazéns Gerais, oferecendo armazenagem e
conservação de grãos eficiente, tanto no Mato Grosso como no Mato Grosso do
Sul, em 1989 iniciou um programa de
melhoramento genético do algodão brasileiro. junto com a EMBRAPA gerou a criação
de uma variedade de algodão (ITA90) de alta produtividade e graças a ela, o
Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores exportadores de algodão
do mundo. também é o maior recordista de
produção de milho em terras brasileiras. Para aumentar a capacidade de produção
de energia em Mato Grosso, fez um acordo com o governo desse estado onde ele
construiria duas usinas hidrelétricas (JUBA I e JUBA II, com capacidade total
instalada de 84 megawatts) onde a energia elétrica excedente seria vendida a
CEMAT, concessionária de energia do estado, com o compromisso de que o governo
de Mato Grosso investisse nas linhas de transmissão de energia. O governo não
fez nada e as hidrelétricas ficaram paradas por mais de um ano. Outra decepção
com o poder público veio com a Ferronorte, primeira ferrovia executada pela
iniciativa privada no país, que visava funcionar como um importante corredor de
escoamento de grãos produzidos na região Norte e Centro-Oeste do Brasil para o
porto de Santos em São Paulo. Para viabilizar o negócio, foi acordado que o
governo do Estado de São Paulo ergueria uma ponte sobre o Rio Paraná ligando
Mato Grosso a São Paulo e Olacyr construísse a ferrovia. cumpriu sua parte, mas
o governo do estado de São Paulo, não. depois de oito anos após uma intervenção do governo
federal a ponte ficou pronta gerando um enorme prejuízo ao investimento feito
por Olacyr. Para complicar ainda mais, na mesma época a Constran levou
um tremendo calote de vários governos estaduais que promoviam diversas obras públicas
de grande porte visando seus interesses eleitorais sem ter recursos suficientes
para honrar os acordos. As empresas de Olacyr cresciam, batiam recordes de
produção e ajudavam a projetar o Brasil no exterior. Mas os governos federal e
estaduais ao invés de ajudarem, só atrapalharam. hoje está engajado em
empreendimentos de mineração (Itaoeste, Serviços e Participações LTDA e OFM
Mineral Star para exploração de minérios dos mais variados, como diversos tipos
de calcário, wollastonita - produto hoje 100% importado - apontado como
referência potencial em culturas como as de cana de açúcar e arroz, entre
várias outras. manganês, ferro, cobalto, cobre, titânio, tungstênio,
atapulgita. A falta de mais gente dessa estirpe faz chorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário