domingo, 18 de abril de 2010

Sinais dos tempos

O que está havendo com nossa cidade? Nos tempos de minha juventude, e de muitos amigos que ainda perambulam por aí, a cidade vivia no pó ou na lama, água era de poço, esgoto era para a fossa, verdura era plantada nos quintais, arroz, feijão, farinha, eram medidas por conchas, a granel, frutas só no tempo de cada colheita, carne escassa, principalmente de boi, de porco criado no quintal, galinhas, ovos, tempero, e leite buscado de caneca...mas, a escola ensinava cidadania, religiosidade, línguas, latim francês, inglês e canto orfeônico para os iniciantes ou não na musicalidade. Quando a gente fazia exame de admissão ao ginásio já sabia a tabuada, a gramática, os danados dos verbos e advérbios, a diferença entre real e abstrato, hoje virtual. A escola era quase um santuário, os professores autoridades respeitadas, e a autoridade dos mais velhos combinava com a disciplina em todos os locais...éramos adolescentes como os de hoje, rebeldes, bagunceiros, mas ficávamos nas esquinas até dez da noite mais ou menos, sem medos a espreitar a vivência.
O que está havendo com nossa cidade? Está toda asfaltada, a água é tratada e encanada, a energia tem boa qualidade, o esgoto vai para a estação de tratamento, o supermercado fornece em porções tudo o que se desejar e couber no bolso, até comida pronta...mas a escola está deteriorada, espelho da sociedade em geral, não ensina nem tabuada, que dizer de outras línguas, religiosidade, música. Tudo tem de ser pago à parte, e, como se sabe, o custo do ensino dessas artes é elitista, deixando fora nessa peneira verdadeiras pedras preciosas, brutas.
O que está havendo com nossa cidade? Passo pela avenida e reparo as lixeiras quebradas, os orelhões danificados, os caixas eletrônicos, os muros riscados, as árvores decepadas, até os bancos de concreto de mais de cem quilos são tirados do lugar, a nossa capela mortuária, como se tivessem culpa da deterioração de nossa cidadania!
Quero cumprimentar as autoridades que lutam para manter a ordem, varrem as ruas, recolhem nosso lixo, policiam nossa avenida, recolocam lixeiras ano a ano nos pontos certos, que alguns elementos depredam como para descarregar suas raivas advindas de sua incompetência para conviver com a civilidade.
Quero cumprimentar nossos lojistas, que aprimoram sempre mais suas fachadas e os interiores de lojas, bares, farmácias, etc...
Quero externar minha ojeriza aos depredadores de nossa cidade, que sujam a si próprios com tais condutas, que tentam invalidar os esforços trabalhados aqui.
Quero cumprimentar a Secretaria de Cultura do Estado pela rede estadual de cinema, que inclui nosso Cine Mauá e exibe bons filmes às quintas e domingos,GRATUITAMENTE, e pedir que os meios de comunicação difundam pelos bairros esta iniciativa. Talvez por falta de propagar, as sessões estão sendo freqüentadas por uma dúzia de pessoas!!
O que está havendo com nossos cidadãos? Nos tempos idos, a cidade era uma festa na ocasião de festejos juninos, aniversários da cidade, natal e ano novo, com a avenida iluminada de barracas das nações, de corais, de fanfarras, de bandas, de gente!
Por que nossa cidade está tão triste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário