terça-feira, 30 de abril de 2019


                                  DOIS CONCEITOS SOBRE ESCOLARIDADE BÁSICA
Os brasileiros têm estudado e aprendido mais, conclusão do relatório de Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro do Inep. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informa que um conjunto de indicadores dá conta de refletir todo o esforço e investimento do governo em políticas públicas de inclusão social, aliadas ao crescimento econômico”. Segundo o secretário, o governo brasileiro investe 25% do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas sociais. O relatório apresenta também dados sobre o aumento da renda e redução de desigualdades, mercado de trabalho, saúde e acesso a bens e serviços. Em todas as faixas etárias, os dados apontam crescimento constante nas taxas de frequência, com destaque na faixa de 4 e 5 anos, de 55% em 2001 para 79% em 2012. Também indicam a universalização do acesso, com 98% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola. A permanência na escola também aumentou no período, em todas as faixas. O dado revela que está cada vez maior a proporção de estudantes com escolaridade adequada para sua idade.
Sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% têm conhecimento adequado nestas disciplinas. É o que mostram os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e matemática, extraídas da Prova Brasil, e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de proficiência organizados em uma escala de 0 a 9 - Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6  níveis de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9adequado. Etapa mais problemática da educação básica, o ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Em matemática, 71% dos alunos têm nível insuficiente. Desses, 23% estão no nível 0,. Em português, 70% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23% estão no nível zero.

Pois bem, conclusão de um leigo: A exigência muito anunciada de que o aluno não pode tirar ZERO em redação para continuar as provas do ENEM, reflete um conceito raso para se habilitar a cursar um ensino “superior” num País que está abaixo da média de seus parceiros. Como diria Drum

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