sábado, 23 de maio de 2020


Plantio tardio

Quando
A tarde entardece
O mundo desacontece...
Descubro que dessa tarde
Posso ser fruto,
Mas não sou semente.
Murcho antes da brota,
Escorro entre amostras,
E, embora adereça,
Vou em frente...











Ufanos

A faina
Se ufana
De ser faina...
A faixa
Que conclama,
Seja forte,
Seja calma,
Se inflama!
A faina
Acaba
Como fauna
Nessa
Trama.








Gaiola

A poesia
Não cabe
Numa caixa,
Presa,
Se exala...
Se exalta...
Se exila fora
Dessa caixa,
Que se fecha
Em talas...











Monturos

Amontoo monturos,
Para que serve
Essa barra quicé
Sem corte ou cabo
Ou juízo raso,
Assim guardada
Senão para lembrar
Quanto falha é
A progressão
Dos nadas...











Traçados

Ainda que eu
Não seja forte
Permita
Que não seja fraco
Para que abrace
No meu porte
Meu traço














Anjos

Todo dia é tempo
De encontrar o anjo
A acompanhar tua gestão
De medos...
Todo pecado é original
De cada cabeça
E seu enredo...
Não se pense em destino,
Deus não afeta
Teu compadecer...
Alerta... Alerta...
Cada cabeça cria
Seu próprio padecer
Sem que o anjo possa
Interceder...

         


O que me chega

Nessa hora da noite,
Brindando silêncios,
Como quem pode
Ser atelhado...
O que me chega
É a força da forca
Entre as partes
Crianças...
Quem me pode
Exercer tal força
Na forca das vontades
Uma vez deixadas Ser...
Quem me afeta
A verdade contida
Na dor de viver?





Dores

A dor
Não é pra ser dividida,
É muito particular,
Coisa pessoal, intransferível...
Doída da pele aos ossos,
Doida pra ser sentida...
Guarda tua dor,
Seja auto quista dessa
Fase impendida,
A dor que é derrota,
Seja conquista! 









dubiedades

a curiosidade
de conhecer meu outro lado
faz virar esta página d’agora
e colher o que seria tardo
na decisão tardia...
não fosse o querer por ora
conhecer-me como outro,
este observador absorto
que não intui pormenores
desprezados por agora...
eu quase que me conheço,
quase que não me falo,
quase que me esqueço...
o quase é que me induz
a me ver do avesso...







por esta hora
no romper da aurora
a vida passa a ser
mais proveitosa...







quem me dera fosse
 pensador profundo,
dizendo o fado que era
ao que me fundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário