quinta-feira, 18 de junho de 2015

Aforismos
O que tem para hoje:
De repente
A vida se recomeça
Esquecida do que não mereça.
Viajo de mim hoje,
Mesmo que não aconteça...
Deixa a lembrança
Virar saudade...
A esperança
Vale o desalarde...
Reportagens
Às vezes se ouve
O que nem houve...
O tempo se torna fato
Ante o que faço 
ou desfaço...
O tempo se esgarça
Enquanto penso:
-Amanhã eu faço...
A coisa mais abstrata
Que conhecemos
É nosso próprio corpo,
Feito da água que não vemos...
O concreto
É o fabricado 
De água e cimento,
O resto é abstrato...
É preciso estudar
O que se disse inadvertidamente...
O que vale não é só pensar,
É sentir com a mente...
Orquídeas selvagens
Talvez não queira querendo
Que a flor nascida na fonte
Seja de beleza inútil
Inalcançável à mão ávida...
Me vejo inútil por isso
De ter me nascido gente,
Despercebido na fonte
Que de mim não se alenta
Longe da água corrente
Dessa flor fosforescente.
Escatológico
Sento-me à mesa,
Servem-se a sopa.
Reajo: quero comida
Que faça bosta!
Escatológico?
Mas todo feito
É escatológico,
É só prestar atenção
No ilógico do lógico...
Romance antigo
Se a lua é feito de pedra
E não tem brilho próprio
Como nos ensina a escola,
Então como encanta tanto
Seu brilho ao apaixonado
Ao poeta, ao iludido
Romanticário?
Tem gente que lê pensamento.
Eu, às vezes, não entendo
Nem o gritado ao pé do ouvido...
A todo pulmão
A criança chora.
A toda paciência
A mãe o consola...
O choro é manha?
Mas não tem jeito,
No momento da fome
Ele só quer o peito
Solidão
Mais que estar a sós
É sentir-se sozinho
Numa multidão de ausentes...
Do que não pude
Fiz o que pude...
Terminarei como o vizinho
Num ataúde.
Às vezes o choro vela
A morte ou o nascimento.
Às vezes o choro é vela
Acendida ao momento...
Do outro lado do muro
Mesmo que o cão não lata
Sabe o que se passa
Do outro lado do muro

Nenhum comentário:

Postar um comentário