terça-feira, 15 de novembro de 2016

Frente às desalegrias


A atuação virou situação.
Onde estao aqueles revolucionários
de merda?
Para onde viraram suas escopetas?
Como se alteram as faces lívidas
Frente à derrota para a vitória alheia?
Onde estao aqueles que bradavam
Palavras de ordem, pela desordem?
Seremos todos tão baratos
Que sorriremos em falso
Frente às desalegrias?












Todas as idades


Estão a me morder
As velhas poses
De quando fui moço
aventureiro,
Até soldado por cinco dias,
Empresário, à revelia,
Torcedor, mas não fanático,
Assistidor de batalhas,
Algumas imaginárias,
Outras vencidas pelo cansaço
Das trincheiras,
Pelo mormaço dos canhões,
Hoje dormidos…
Nas minhas dores
As antigas avcenturas
São conjecturas…
Vencido o inimigo, o amigo,
O desabrigo,
Voltamos à paz, essa da idade,
Vencendo todas as idades
Que dormem comigo…

sergiodonadio.blogspot.com
Editoras: Scortecci, Saraiva. 
Incógnita (Portugal) 
Amazon Kindle, Creatspace
Perse e Clube de Autores






Não consigo ver,
Com os olhos abertos,
O recôndito do belo…







À margem deste rio,
Que na nossa infância
Vestia-se de taboas…
Agora veste-se
De garrafas vazias…








Oh, Antonico…


Alguem colocou-te
Algodão nas narinas…
Alguém forrou-te
As bochechas murchas,
Passou rímel e baton,
Penteou teus ralos cabelos
Ao contrário que penteavas,
te vestiu um terno
que não te cabe,
E gravatas… Gravatas...  
Veja só, que nunca usaste…
Alguem maquiou
teu branco sofrimento…
que me foge à tristeza
do momento… Ah, Tonico,
Voce está tão engraçado,
Como em vida não tiveste…
Desculpe a indelicadeza
Mas, enfim, voce me faz
Rir, para ti, ao inverso.







Descobridor dos males


Navegamos a favor dos ventos,
Vindos de todas as latitudes…
Esperamos as boas novas,
Suportamos as más novas,
Trafegamos entre elas
Descompromissados com isto
De chorar ou rir das coisas,
Das ações levadas adiante
Frente ao arregalar do tempo…
Descobridor dos males
Processo todas as formas
E atravesso, a nado, a voo,
A passos largos ou lerdos
A condição dos males
Alternados em egos.






Espantalhos


Somos todos,
Desde os plantados nas hortas
Aos plantados nas esquinas,
Nos congressos,
Nas vias de fato
Das ocupações mal engendradas…
Somos todos?
É só olhares no espelho,
Como eu olhei,
E ver-te passado da hora,
Vestido a espantar visitantes…
Carranca de cansaços acumulados
Nessas hortas deixadas ver
Entre pássaros assustados
E gentes…










Na hora nenhuma


Nesta hora nenhuma
Em que as coisas se embalam,
Pessoas dormem, ou morreram,
Quietas que estão…
E não o sabem.
Nesta hora nenhuma
As cadeiras embalançam
Cheirando pendões de flores
Acordadas…
Nesta hora nenhuma
Os portões batendo palmas
Respondem ao vento que os fez
Acordar o silêncio na calma…
O silêncio, o barulho do nada
Ao pé da escada,
Nesta hora nenhuma
Em que tudo em que se manda
É nada se perscrutando…
Entre eu só e a manada.







Sem conseguir esquecer
A casa em que se viveu,
Mais as coisas lá ficadas
Querem-na mais que eu.







Andar a passos curtos
Sem olhar para trás,
Do que a vida trouxe
Viver o que a vida traz…








Timidamente


Sou de passos curtos…
Caminho as pedras
sem conta-las,
desprezo as pedras
por tropessa-las,
Venho da outra esquina,
Vou-me para a de lá
Sem pressa do meu destino
Apenas o passo a passo
Ao passo que me virá…
Sentindo o frio na espinha
O medo de acolá…













Neste mundo
cheio de ninguéns
Procuro o ninguém especial,
Aquele complexamente feito
De um completo ninguém,
Porque de meio vazios
Já estou cheio de aturar…

















Na enxurrada dos dias


O que sobrou do sonho
A chuva leva gota a gota
Pelo tempo abaixo,
Cheio de bueiros e gatos…









Guardo o sétimo dia,
Mesmo não sendo deus,
A apreciar o que fiz
Nos outros seis…








sergiodonadio.blogspot.com
Editoras: Scortecci, Saraiva. 
Incógnita (Portugal) 
Amazon Kindle, Creatspace
Perse e Clube de Autores







Nenhum comentário:

Postar um comentário